Cuide de seu amado pet!
Estamos no verão, período em que aumentam as chuvas em nosso estado (Mato Grosso). Com o aumento das chuvas e da umidade o ambiente fica propício a proliferação de um parasita que incomoda muito os cães, o CARRAPATO.
Esse parasita é transmissor de algumas doenças como a ERLICHIOSE. Visto que ela pode levar os cães a óbito, hoje vamos conversar um pouco sobre esse mal para que você tutor fique atento com seu amado pet.
Durante o mês de janeiro aumentaram consideravelmente em clínicas vterinárias o números de casos de animais que apresentaram erlichiose.
Os sinais clínicos são muitos, veja alguns:
- Animal fica febril;
- apático;
- Falta de fome;
- Mas principalmente, o que chama mais a atenção dos tutore, é o sangramento nasal " EPISTASXE ".
O tratamento para essa doença é longo, são no mínimo 28 dias de tratamento, nos primeiros dias de tratamento o animal já deixa de apresentar os sinais clínicos, mas isso não significa que ele está curado, é necessário prosseguir com o tratamento até o final para que o animal esteja realmente curado.
Caso o tutor abandone o tratamento depois que o animal apresente a aparente melhora essa doença pode entrar na fase conhecida como ‘sub-clínica’ e se tornar uma doença crônica, e quando ele estiver com a imunidade baixa ela voltará a apresentar os sinais, mas as chances de cura serão bem menores.
Caso o seu animal apresente algum sinal procure um Médico Veterinário, pois essa doença pode levar o cão a óbito.
Qualquer dúvida entre em contato com
Victor Tavares
(65) 99974-0161