Antes de mais nada, para compreendermos o que é medicamento homeopático vai uma definição resumida do que seja e como é preparado um medicamento. A homeopatia utiliza em grande parte do elemento de origem vegetal, mas também mineral e animal também.
A idéia principal é de utilizar uma substância que provocasse sintomas semelhantes aos observados no indivíduo doente. Porém, se fosse usada uma grande quantidade desta substância, o resultado seria tornar o indivíduo, já doente, ainda mais doente, e com os mesmos sintomas. Portanto, Hahnemann (médico fundador da homeopatia) pensou em usar a mesma substância (Lei da Semelhança), porém em quantidade pequena, bem pequena mesmo.
Desta forma, ele começou a diluir as substâncias que tencionava utilizar. Todos nós temos porém a noção de que, se usarmos uma quantidade MUITO pequena, a ação da substância deve diminuir, e talvez até desaparecer
Mas notou também que, AO AGITAR a solução - ela, em vez de perder sua força, pelo contrário, tornava-se mais potente, mais ativa. Apesar de conter cada vez menor quantidade da substância inicial, a solução parecia adquirir uma - força -. A este processo conjunto, de diluição e agitação, Hahnemann deu o nome de DINAMIZAÇÃO, lembrando - dynamo -, ou força.
Os medicamentos homeopáticos são (quase sempre) dinamizados, isto é, a substância original é diluída e agitada. Na dinamização, usamos uma solução hidroalcoólica para diluir e movimentos de - batida - contra um anteparo semi-rígido para agitação.
DITO ISSO, quando você procura por medicamentos homeopáticos para dores nas articulações, como por exemplo inflamação do joelho, teria que ajustar com o médico qual o medicamento mais compatível com os sintomas e a sua estrutura que é a conjunção do sintoma físico com a pessoa , ou o doente.
O que poderia fazer de mais imediato, citar alguns compostos, formulas que temos que na farmácia que cobriria alguns sintomas físicos das inflamações e dores nas articulações.
Veja algumas fórmulas a seguir:
1) Para Reumatismo, Lumbago, Fibromialgia, Inflamações
Sulphur: Reumatismo, doenças crônicas
Rhus Tox: Dores , Lumbago, Rigidez muscular
Hypericum perfolatum:Dores e Nevralgias
Ruta Graveolens:Dores reumáticos ,inflamações nos tendões , juntas
Bryonia:Dores, inflamações, Lumbago
Este seria Fitoterápico ou seja não é Homeopatia, mas plantas
2) Para auxiliar e diminuir a inflamação e subseqüentes eventos dolorosos
Garra do diabo: para tratamento de dores como lombalgias, artrites e artroses.
Unha de gato: anti-inflamatório para artrite reumatoide e osteoartrite. Imunoestimulante.
Hypericum perfolatum: Nevralgias, ciática e dores musculares.
3) Colágeno TIPO II (Esse também não é Homeopata, seria um produto natual)
O colágeno tipo II é uma proteína semelhante à natural do organismo, produzida em laboratório a partir das fibras de colágeno da cartilagem e dos ossos de frangos e de bovinos.
A sua produção zela por manter todas as propriedades originais da proteína e não hidrolisá-la, ou seja, não quebrá-la, conservando-a da melhor forma com temperatura ideal durante o processo.
Esse tipo de colágeno é vendido em farmácias de manipulação, na forma de cápsulas, para quem necessita tratar ou prevenir doenças articulares como:
- Artrite e osteoartrite;
- Artrose e osteoartrose;
- Artrite reumatóide;
- Lesões nas articulações;
- Lesões de cartilagem.
Por Rumi
Farmacêutica Homeopata
Duvidas? Entre em contato conosco pelo WhatsApp (65)99997-9732 ou pelo telefone (65)3319-5000.