A TPM, conhecida como tensão pré-menstrual, é o período que antecede a menstruação onde aparecem sintomas psicológicos e físicos, que geralmente desaparecem no primeiro dia do fluxo menstrual e, em algumas mulheres, apenas no final do fluxo. A TPM acomete a maioria das mulheres em idade fértil, e por isso batemos uma papo com nossa farmacêutica Liciana para explicar o que é como lidar com os sintomas desse período.
Sintomas
Entre os sintomas psicológicos mais comuns temos a depressão, tristeza e vontade de chorar, irritabilidade, ansiedade, insônia, fome em excesso, principalmente por carboidratos e doces, falta de apetite, sonolência, dificuldade de concentração e cansaço. Já os sintomas físicos os principais são: inchaço, acne, mamas inchadas e doloridas, dores osteomusculares, distensão abdominal e dor de cabeça.
Infelizmente a TPM é tratada como “frescura”, mas é importante ressaltar que seus sintomas podem afetar a vida profissional, com aumento de faltas, e prejuízos nas relações sociais e familiares.
Felizmente encontramos tratamentos que vão desde o uso de anticoncepcionais a fitoterápicos, sendo que em alguns casos se faz necessário o uso de antidepressivos e ansiolíticos. Conheça alguns fitoterápicos que podem ajudar:
O óleo de prímula e o óleo de boragem
O óleo de prímula e o óleo de boragem são muito utilizados no auxilio do tratamento dos sintomas da TPM, pois o ácido gama linolênico (GLA) produz prostaglandinas E1 (PGE1) que ajuda a regular os niveis de prolactina, prevenindo os sintomas da TPM. Já o Vitex Agnus Castus tambem normaliza os níveis de prolactina, mas através da inibição do hormônio folículo estimulante (FSH) e estimula a liberação do hormônio luteinizante (LH), levando a um aumento indireto de progesterona e como consequência a normalizando dos níveis de prolactina, auxiliando assim na redução dos sintomas da TPM.
L Teanina
A L teanina é um aminoácido que auxilia na diminuição dos sintomas físicos e psicológicos da TPM.
- Relaxante sem sedação;
- Combate estresse e ansiedade;
- Melhora qualidade do sono.
Pinetonina
A pinetonina tem apresentado resultados positivos no tratamento dos sintomas da TPM principalmente os relacionados ao humor, ansiedade, insônia e estresse.
- Melhora do estado de humor e bem estar;
- Distúrbios de ansiedade;
- Distúrbios do sono, melhora qualidade do sono, sem causar sonolência diurna ou sedação;
- Diminuição dos sintomas de estresse;
- Diminuição de níveis de cortisol;
- Promove relaxamento do corpo e da mente.
Por Liciana
Farmacêutica e Gerente de Produção