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Dormir pouco prejudica o treino, a recuperação muscular e traz problemas

Dormir pouco prejudica o treino, a recuperação muscular e traz problemas

Nós passamos cerca de um terço da nossa vida dormindo, mas isso não é desculpa para ficar deitado. Afinal, quem faz atividade física tem um sono melhor. Confira tudo no quadro Eu Atleta no Bem Estar

 
Dormir pouco prejudica o treino, a recuperação muscular e traz problemas

Por Juliano Ceglia, Rio de Janeiro

 

- Existe uma fase de sono que é a N3, a fase de sono profundo, neste momento que produzimos o GH, que é o hormônio do crescimento. Ele que está responsável pelo nosso vigor físico, pelo nosso tônus muscular, para diminuir lesões das fibras musculares. Então é extremamente importante este hormônio na nossa rotina do dia a dia. Quem faz atividade física também terá um sono melhor - destacou a neurologista Andréa Bacelar, presidente da Associação Brasileira do Sono, ao quadro Eu Atleta no Bem Estar.

 Dormir bem é importante para a prática eficiente de esportes

A médica explica que os hormônios continuam atuando quando acordamos, por isso se exercitar pela manhã é mais indicado. Ou seja, o ideal seria fazer a atividade física depois do despertar.

- Muitos artigos atualmente falam não só na privação de sono e dormir pouco como também falam nos perigos de dormir muito. Indivíduos que precisam de nove ou dez horas de sono, isso aumenta o risco de doença no cérebro e doenças cardiovasculares - explicou Andréa.

Quando nosso corpo é submetido aos estímulos que as atividades físicas impõem, é durante o período de recuperação e, particularmente durante o sono, que os benefícios adaptativos se processam. Noites mal dormidas, além de comprometerem seu ânimo e energia para o dia seguinte, minam um projeto de saúde.

- Em outras palavras, não nos adaptamos aos efeitos do treinamento enquanto treinamos, mas sim quando descansamos - ressaltou o fisiologista Turibio Barros, especialista do Eu Atleta.

Por isso, a quantidade de horas que se dorme é tão importante. A professora Mariana Lima, por exemplo, teve muitos anos de insônia e demorou a superar o problema.

 

 
 

fonte: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/dormir-pouco-prejudica-o-treino-a-recuperacao-muscular-e-traz-problemas.ghtml