RSS

Blog

Duvida sobre Alimentos Integrais

 

Antes de mais nada, você sabe por que são chamados de integrais?


São chamados de integrais os grãos que não passam pelo processo de refinamento, ou seja, mantém a integridade nas suas propriedades nutricionais, ao contrário dos alimentos não integrais/industriais.
Os alimentos não integrais passam pelo processo de refinamento para aumentar sua durabilidade e melhorar o sabor.

Os grãos integrais são ricos em fibras, coisa que anda escassa na alimentação dos Brasileiros.
As fibras são responsáveis por melhorar o funcionamento do seu intestino, sacia a sua fome por mais tempo, reduz os nivéis de glicose e colesterol no sangue, além disso,  também  são ricos em vitaminas A, B, B2 e B5 e em minerais, como cálcio, fósforo e ferro.

Alimentos integrais importantes:

- arroz integral


- farinha de trigo integral


- Grãos e flocos


- Cevada


-trigo em grão


Além de todas as fibras e vitaminas que os integrais podem te oferecer, ele vai te ajudar na redução de peso, equilibrar suas taxas de colesterol e glicose e vai saciar sua fome por mais tempo.
Os alimentos não integrais ou industrualizados, possuem um gosto diferenciado, geralmente são mais "gostosos" pois possuem mais gorduras, sal e água.

Os alimento com farinha integral vão ter fibras, vitaminas e sais minerais e são eles que vão fazer você sentir a sensação de saciedade por muito mais tempo. sem contar que vai proporcionar mais energia e vai manter sua saúde em dia.

Mas coma os integrais regularmente!

Os integrais são mais saudáveis porém possuem quase a mesma quantidade de calorias que os industrializados, a principal diferença é que depois de ingeridos os integrais viram fibras e os  alimentos não integrais se tornam gordura.
A ingestão em excesso de alimentos integrais pode causar gases e distensão do abdômen, pois a fermentação das fibras no intestino grosso vai acontecer em demasiado e irá ocorrer a disfunção do intestino.

Então já sabe!

Alimentos integrais fazem bem, mas coma com moderação.