ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL PARA OBESIDADE E SOBREPESO

Novembro 16th, 2010 em Dicas de Saúde e Beleza

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RECOMENDAÇÕES:

 

  • Mastigar bem os alimentos;
  • Comer devagar e saborear cada colherada;
  • Fracionar a dieta em 5-6 refeições/dia (3/3h);
  • Evitar comer fora dos horários estabelecidos;
  • Iniciar o almoço e jantar pela salada (vegetais folhosos e legumes);
  • Substituir o açúcar pelo adoçante artificial;
  • Dar preferência as carnes de boi magras retirando toda a gordura visível (coxão mole, coxão duro, lagarto, patinho, etc.), ou às carnes brancas (frango, peixe e peru);
  • Preparar os alimentos na forma de assados, no vapor, grelhados, refogados ou ensopados;
  • Produtos diet/light podem ser utilizados, mas com moderação;
  • Evitar preparações com molhos de creme de leite, queijos gordurosos e frituras;
  • Dar preferência ao leite desnatado, queijos magros (ricota, cottage e minas);
  • Evitar o uso de óleo ou azeite para temperar saladas. Tempere com limão ou vinagre e temperos naturais (salsa, cebolinha, orégano, manjericão, etc.);
  • Utilizar óleo de origem vegetal nas preparações culinárias, em pequena quantidade, tais como: soja, canola, girassol, milho, etc.;
  • Seguir rigorosamente as recomendações prescritas;
  • Praticar atividade física regularmente (caminhadas, ginástica, etc.).

 

COMER COM MAIS FREQUÊNCIA: (possuem poucas calorias)

 

  • Vegetais folhosos (alface, almeirão, couve, rúcula, agrião, tomate, pepino, palmito, rabanete, etc); legumes (abobrinha, abóbora, vagem, chuchu, quiabo, etc); e frutas com casca ou bagaço;
  • Chás suaves (erva-doce, cidreira, hortelã, camomila, etc.) com adoçantes.

 

EVITAR:

 

  • Frituras: batata, mandioca, banana, ovos, salgadinhos, pastéis, quibe, carnes a milanesa, etc.
  • Doces: açúcar, doces caseiros e industrializados, bolos, tortas, sorvetes, chocolate, bombom, rapadura, mel, geléias, chicletes, balas, etc;
  • Carnes gordas: cupim, rabada, costela, contra-filé, picanha, carne de porco, bacon, pele de frango, etc;
  • Laticínios integrais: leite e iogurtes integrais, manteiga, queijos amarelos, creme de leite, nata;
  • Bebidas: garapa, refrigerantes, bebidas alcoólicas;
  • Embutidos: lingüiça, salame, salsicha, presunto, mortadela, apresuntado;
  • Preparações como: strogonoff, lasanha, sanduíches, cachorro quente, feijoada, churrasco;
  • Outros como: biscoitos recheados e amanteigados, abacate, côco, amendoim.
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